Aplicativo Híbrido X Aplicativo Nativo: Qual a diferença?

Empresas que pretendem investir no desenvolvimento de aplicativos para impulsionar os negócios devem estar atentas à plataforma que vão utilizar. Neste contexto a sua organização pode optar por softwares híbridos ou nativos. Mesmo os menos familiarizados com estes conceitos podem notar que esta escolha irá impactar nas etapas de desenvolvimento do produto. O que talvez não seja tão conhecido é que a experiência oferecida ao usuário será diferente. Desses contrastes nasce o embate aplicativo híbrido x aplicativo nativo. Conhecer a diferença entre estas duas opções vai ajudar a determinar o que é melhor para o seu negócio. Isto acontece porque os contrastes no desenvolvimento e os recursos que podem ser explorados vão impactar em interface e performance. Para cada perfil de usuário, nicho, e tamanho de orçamento, uma destas opções se mostrará mais adequada. Leia também: O espaço dos aplicativos no mundo corporativo

Aplicativo Híbrido x Aplicativo Nativo: definição e vantagens

Quando falamos em aplicativo Nativo estamos nos referindo ao desenvolvimento específico para uma só plataforma, sendo nesse caso, necessário termos 2 projetos para o mesmo app, um para Android e outro para iOS. O custo de desenvolvimento tende a ser mais elevado do que em outras alternativas, pois precisamos de profissionais com competências diferentes para desenvolver Android e iOS. No entanto, o aplicativo nativo é mais rápido e estável. Este é um reflexo direto da linguagem utilizada no desenvolvimento estar mais próxima à do sistema operacional do dispositivo. Em geral estes apps tendem a ser mais robustos. E o aplicativo Híbrido, quais são as suas características? Ao contrário dos apps nativos, os aplicativos híbridos necessitam de apenas 1 projeto que será compatível com ambas as plataformas (Android e iOS). Apesar de terem acesso aos recursos nativos do celular, como GPS e câmera, eles não possuem o mesmo desempenho e alguns recursos são limitados.

Benefícios de um aplicativo híbrido

Além de serem mais baratos e rápidos de se desenvolver, adaptá-lo a diferentes sistemas também é mais simples, já que é necessário apenas reescrever uma porção do seu código. Para determinar a melhor escolha na comparação aplicativo Híbrido X aplicativo Nativo a necessidade da sua empresa é fator determinante. Seja como for, investir na criação de apps é um caminho que tem muito a acrescentar para a sua organização. Para mais novidades sobre este e muitos outros assuntos, assine a nossa Newsletter.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados