Como um planejamento estratégico de TI pode otimizar os recursos da sua empresa.

Em um cenário baseado no princípio da economia, que diz que os recursos são limitados e as necessidades do público (interno e externo) são infinitas, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é a realização do bom uso dos seus recursos e a utilização de forma adequada das ferramentas que estão à sua disposição. Esse princípio também se aplica no segmento da Tecnologia da Informação — TI, de modo que, a forma com que a área utiliza os seus recursos vão impactar diretamente nas operações da organização como um todo. Nesse contexto é fundamental a elaboração de um planejamento estratégico de TI, com foco no médio e longo prazo, que irá detalhar como otimizar o uso dos recursos que estão à sua disposição. Por entendermos esse dilema, nós da WA Project elaboramos este artigo que aborda como o planejamento estratégico de TI exerce função essencial na otimização dos recursos da sua empresa. Leia também este outro artigo que vai te ajudar em algumas etapas da elaboração do planejamento estratégico de TI: A importância de ter indicadores na palma da mão

Compreenda a importância do planejamento estratégico de TI

Compreender o que é o planejamento estratégico de TI e a sua importância são fatores essenciais para que a empresa vislumbre meios adequados de utilização dos recursos que tem à sua disposição. Assim como o planejamento estratégico global da empresa, o plano com foco em TI deve contemplar em sua concepção a missão, visão e valores de médio a longo prazo. Sua principal função é traçar maneiras que otimizem os recursos e estabeleçam vantagens diante dos demais concorrentes. A partir desse entendimento, veja a seguir as etapas de otimização dos recursos empresariais com o uso do planejamento estratégico de TI.

Engajamento com as estratégias do negócio

A Tecnologia da Informação tem como principal objetivo munir as empresas com recursos relacionados à tecnologia (hardwares, softwares, redes e serviços) bem como de capital humano especializado em atividades digitais e de inovação. Porém, essa premissa somente é válida quando está em conformidade, coesão e engajamento com as estratégias gerais do negócio. Assim, será promovido o uso adequado dos recursos da empresa para que esta conquiste uma parcela maior do mercado em que atua e possa transformar as ameaças (presentes no ambiente externo) em oportunidades. Esse engajamento entre as áreas da organização é um fator essencial para desenvolver o uso adequado dos recursos e o atendimento das demandas do mercado.

Redução dos custos e do consumo de recursos

O planejamento estratégico de TI exerce função fundamental no que diz respeito à redução dos custos, dado que otimizará as operações organizacionais e promoverá o uso consciente dos recursos empresariais. Além disso, orientará de forma plena o planejamento financeiro e operacional, o que dimensiona o uso dos recursos de acordo com o necessário, sempre baseado em informações estruturadas e disponibilizadas em tempo real. Esse planejamento de médio a longo prazo da área de TI estabelece novos padrões nas atividades da cadeia de suprimentos, promove a adoção de tecnologias que buscam reduzir os custos operacionais e evita o consumo acelerado dos recursos.

Otimização dos processos e uso dos recursos

Um dos pilares da Tecnologia da Informação é promover um ambiente de otimização contínua dos processos e a garantia do bom uso dos recursos empresariais. Assim, o planejamento estratégico de TI vai além da gestão da tecnologia, de modo que seu objetivo é proporcionar um ambiente de maior produção com o menor uso de recursos, em resposta a um processo de melhoria contínua e automação de atividades. A atualização contínua do planejamento estratégico de TI permite a incorporação de novas tecnologias no processo operacional da empresa, reduz o número de mão de obra necessária em cada etapa da produção e entrega melhores resultados em menor espaço de tempo. Esse movimento proporciona à empresa o uso adequado dos seus recursos, garante maior rentabilidade financeira e aumenta a sua competitividade no mercado em que atua. Dessa forma, o adequado planejamento estratégico de TI exerce função fundamental para que a sua empresa utilize os seus recursos (financeiros, operacionais e tecnológicos) de forma efetiva e com responsabilidade corporativa. Não deixe de ler outros artigos no nosso blog para estar informado a respeito da gestão de TI, desenvolvimento de software, alocação de recursos e muitos mais!

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados