Escopo Aberto ou Escopo Fechado? Entenda Qual a Melhor Opção

Quando se fala em contratar uma empresa para desenvolver software, existem basicamente 2 modelos: escopo aberto e escopo fechado. Antes de qualquer coisa, vamos entender a diferença entre eles:

Escopo aberto

Esse é o formato onde se contrata tempo de um ou mais profissionais especializados. Um time de profissionais é formado e eles ficam dedicados ou não para atender as demandas de uma empresa. Nós entendemos mais sobre o projeto (ou os projetos) e a partir disso, sugerimos um time para dar conta do recado.

O time pode ser composto por gerente de projetos, scrum master, analista de negócio, desenvolvedores, designer, arquiteto. Algumas empresas tem as demandas bem estruturadas e nesse cenário precisam apenas de desenvolvedores para executar, outras nem tanto, aí já faz sentido alocar um analista de negócio antes de dar início ao desenvolvimento.

Escopo fechado

Nesse modelo se contrata um trabalho previamente acordado. Uma vez conhecido o escopo de um projeto, nós estimamos qual o tempo e investimento necessário para o desenvolvimento. Para o escopo fechado, é muito importante o entendimento do que será desenvolvido já na etapa comercial.

Fazendo uma analogia com a construção civil, no escopo aberto você contrata uma equipe para construir e pode utilizar nas obras que quiser. Já no escopo fechado, você contrata para construir uma determinada casa e, caso precise construir outras casas ou realizar alguma modificação, será necessário revisar o contrato.

Agora que ficou esclarecido o que é escopo aberto e escopo fechado, vamos avançar e citar os prós e contras de cada um desses modelos de contratação:

Escopo aberto x Escopo fechado

Não é necessário conhecer todo o escopo para precificar X escopo precisa estar bem definido

Facilidade em modificar o escopo X mudanças limitadas

Valor do projeto desconhecido X valor do projeto definido no início

Gosto de recomendar o escopo aberto para 2 tipos de clientes:

#1 Dar sequência em um software já desenvolvido

Nesse cenário, é muito complexo estimar o esforço e precificar com pouca assertividade pode não ser justos para ambos os lados.

#2 Empresas que possuem demandas contínuas

Quando existem diversos projetos e a necessidade contínua de desenvolvimento, é mais interessante formar um time que ficará dedicado para essas demandas do que fazer várias propostas comerciais para cada necessidade que surgir.

Por outro lado, o escopo fechado vai muito bem para projetos pontuais. Ou seja, aquele projeto que possui um começo, meio e fim. Depois de pronto não serão desenvolvidas novas funcionalidades logo em sequência.

Não existe um modelo melhor que o outro. Tudo vai depender da sua necessidade.

Caso precise de uma boa fábrica de software para conduzir o desenvolvimento do seu projeto, pode contar com a gente.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados