Melhores práticas para reduzir custos no processo de criação de um sistema.

às

    Para que a sua empresa possa ter uma boa performance nos negócios, um sistema desenvolvido especialmente para ela pode ser um dos principais aliados. O desenvolvimento de um sistema envolve custos, mas eles podem ser reduzidos por meio da realização de boas práticas. Veja, neste texto, algumas destas ações que barateiam a criação de sistemas, deixando o dia a dia da sua empresa mais prático e o negócio mais competitivo.

    Utilizar Fábrica de Software

    A Fábrica de Software é um método de produção de sistemas e softwares que agiliza, torna mais barato e mais eficiente o desenvolvimento de sistemas. A premissa deste tipo de método é a de que as empresas possuem demandas diferentes, mas que podem ser padronizadas em tipos e, por isso, os sistemas podem seguir linguagens e usos padrão, porém adaptados a cada empreendimento. Ou seja, partindo-se de uma base comum para muitos sistemas, a Fábrica de Software desenvolve uma solução exclusiva para as necessidades do seu negócio, através da customização. Diferente do que possa parecer, os sistemas desenvolvidos não são iguais. Eles atendem especificamente às demandas do empreendimento, além de já contar com linguagens, padrões e especificações técnicas seguras e consolidadas no mercado.

    Usar Cloud Computing

    A computação em nuvem ou Cloud Computing é uma grande aliada dos desenvolvedores de sistemas. Ela garante praticidade tanto para a empresa como para os profissionais de TI, uma vez que permite o trabalho remoto, oferece segurança na transmissão dos dados, possibilita alterações e demonstrações em tempo real, além de ser uma grande plataforma para testes. Conheça mais vantagens clicando aqui.

    Alocação de recursos de TI

    Outra forma de diminuir os custos relacionados ao desenvolvimento e à manutenção de seu sistema é alocar os recursos de TI da sua empresa. Na prática, isto significa terceirizar os serviços da Tecnologia da Informação para uma empresa parceira especializada. Por que isso reduz custos? Simples. A alocação de recursos faz com que a sua empresa gaste muito menos com a contratação, demissão e manutenção de uma equipe própria de TI. Além de ter a confiança e a segurança do trabalho de um time de profissionais especializados e experientes, prontos para oferecer o melhor serviço no desenvolvimento e na manutenção dos sistemas do seu negócio. A terceirização de pessoas e equipamentos permite que os profissionais do TI se preocupem exclusivamente com os projetos, sem interferir no cotidiano da atividade-fim da empresa. Otimiza processos, agiliza a comunicação entre os times e melhora a performance do empreendimento como um todo.

    Padronização do processo produtivo

    Desenvolver sistemas envolve um processo sistematizado. Por isso, a concepção, o desenvolvimento, os testes e o suporte precisam ser realizados de maneira ordenada, com prazos e especificações muito claras. Tudo isso ajuda a antecipar eventuais falhas, agilizar correções, ampliar a eficiência do produto e satisfazer melhor as demandas do empreendimento, além de, é claro, custar menos no fim do mês. Conheça o trabalho da WA Project e saiba como podemos aprimorar os processos da sua empresa. Acesse e confira.


    Compartilhar:

      Leia também.

      4 motivos para você terceirizar o desenvolvimento de software, mesmo tendo uma estrutura interna

      Independente de como for sua estrutura de desenvolvimento, vou te apresentar 4 motivos pelos quais vale a pena terceirizar esse trabalho.

      4 maneiras de aumentar o número de downloads do seu aplicativo.

      Você investiu muito tempo e dinheiro para desenvolver um aplicativo atraente e funcional. Mas sabia que simplesmente disponibilizá-lo nas app stores...

      A importância da experiência do usuário (UX) pro sucesso do seu sistema.