O que eu preciso saber antes de contratar uma empresa desenvolvedora de aplicativos?

Você já ouviu várias vezes que os dispositivos móveis estão mudando o mundo e que os desenvolvedores de aplicativos são mais valiosos do que nunca. Você viu as estatísticas:

  • 80% dos usuários de internet possuem um smartphone
  • 26% dos consumidores começam a pesquisa móvel com um aplicativo de marca
  • Os apps são responsáveis por 89% do tempo de mídia para celular, com os outros 11% gastos em websites

Tudo isso significa que a criação de um aplicativo para dispositivos móveis pode ser um dos investimentos em tecnologia mais importantes feitos por sua empresa neste ano. Para isso, você não pode contratar um desenvolvedor de aplicativos que não o ajude a alcançar seus objetivos.

Onde posso encontrar exemplos do seu trabalho?

O melhor indicador do que você verá no futuro é o que você viu no passado. Antes de contratar um desenvolvedor de aplicativos, verifique com atenção o trabalho anterior deles. Peça estudos de caso que mostrem seu trabalho ou aplicativos que você possa baixar para ter uma ideia da qualidade.

Você tem parceria com um designer de aplicativos ou precisaria de nós para lidar com isso?

Não cometa o erro de pensar que seu desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis criará o design de seu aplicativo. A aparência real do seu aplicativo é um elemento totalmente diferente do processo de criação do aplicativo. Se o desenvolvedor disser que fará o design, peça exemplos de seu trabalho para garantir que eles serão bem executados. Se o desenvolvedor disser que não lida com o design, isso é perfeitamente aceitável – significa apenas que você terá que recrutar um designer especializado ou uma agência para auxiliar no projeto.

Quais são as etapas que você costuma executar antes de criar um aplicativo?

Muitas marcas cometem o erro de mergulhar na criação de um aplicativo para dispositivos móveis sem gastar tempo para planejar. É fácil dizer: “Temos uma ótima ideia” Mas a ideia inicial costuma ter lacunas que só podem ser vistas investindo algum tempo no planejamento e análise. Você não quer trabalhar com um desenvolvedor que não ofereça orientação sobre a entrega; Você quer trabalhar com alguém que assuma o projeto em todas as etapas.

Quanto tempo você (ou sua equipe) irá alocar para este projeto?

Se você está contratando um desenvolvedor freelancer de aplicativos para dispositivos móveis, é provável que você não seja o único cliente deles. Assim, você quer ter certeza de que eles realmente têm tempo para dar vida a seu projeto e não perderão os prazos, apenas por que possuem outros trabalhos em mão.

Você gerenciará o processo de upload para as várias lojas de aplicativos?

Você não precisa apenas de um bom desenvolvedor para criar seu aplicativo. Também é importante envolver um desenvolvedor que o ajudará a lançá-lo. Isso não significa que eles precisam ajudar você a criar os materiais de marketing anunciando o lançamento, mas eles devem cuidar para que seu aplicativo seja aprovado pelo Google Play ou pela Apple App Store e, eventualmente, listado como um aplicativo para download. Você não quer que um desenvolvedor forneça os arquivos do aplicativo e deixe você na mão para o lançamento. Você quer um provedor de serviços de ponta a ponta.

Como você gerencia o controle de qualidade e os testes?

Bugs são parte da tecnologia. É muito importante contratar alguém que trabalhe com você para encontrar e eliminar o maior número de erros possível antes que o aplicativo seja publicado. O controle de qualidade é o ato de testar um aplicativo para dispositivos móveis e corrigir qualquer problema antes que o aplicativo chegue ao mercado. Os melhores desenvolvedores de aplicativos fazem um rigoroso processo de controle de qualidade usando testes manuais e automatizados.

Você oferece manutenção e suporte a longo prazo?

Quando você desenvolve um aplicativo, o trabalho não está totalmente acabado. A tecnologia sempre tem inovações a oferecer, recursos são solicitados, falhas vêm à tona e atualizações de software acontecem. Você deseja conversar com o desenvolvedor do seu aplicativo sobre o processo e o preço da manutenção contínua do seu aplicativo, a fim de garantir que você não seja colocado em uma posição difícil duas ou três semanas após o lançamento. Essas perguntas são suas para usar da forma que achar adequado em sua busca pelo melhor desenvolvedor. Acredite: fazer sua pesquisa compensa – e muito. A WA Project é especialista no desenvolvimento de apps para iOS e Android e pode te auxiliar nesse processo. Entre em contato com um de nossos especialistas e conversaremos sobre as melhores soluções para seu projeto.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados