Pense bem antes de Investir em um Aplicativo para o seu Negócio

Em tempos de transformação digital e negócios migrando para a internet, surge a vontade de ter um aplicativo. Listamos alguns motivos pelos quais não vale a pena investir em um app.

Um dos serviços que oferecemos na Wa Project é o desenvolvimento de aplicativo. Tentar te convencer a não desenvolver parece no mínimo estranho. Mas antes de qualquer coisa, nosso papel é servir como uma consultoria e orientar sobre o que faz sentido para o seu negócio.

Alguns cenários, onde não faz sentido desenvolver um aplicativo, muitas vezes passam despercebido por quem não está familiarizado com o que de fato é um app.

# Motivo 1: Desenvolver um aplicativo é mais caro do que desenvolver um site ou um software.

Orçar um projeto como aplicativo e orçar essas mesmas funcionalidades do app sendo um software, o aplicativo sempre sairá mais caro. Isso acontece porque aplicativo é mais trabalhoso de ser desenvolvido, isso sem levar em consideração o custo para publicação, que vai demandar criar uma conta na Google Play e/ou Apple Store.

# Motivo 2: Marketing para um aplicativo é mais caro.

O custo por aquisição de um cliente, para instalar seu aplicativo, geralmente é mais caro.

Além disso, manter o aplicativo instalado no celular de alguém é complexo, assunto para o próximo motivo.

# Motivo 3: Não é fácil ser um aplicativo relevante.

Geralmente, quando o usuário não precisa mais do aplicativo ou não vê mais valor em ter ele instalado, esse app é desinstalado.

Antes de investir, é recomendado que se avalie se o que precisa desenvolver será de fato relevante para o seu cliente.

Faça um teste e olhe para a tela do seu celular, veja quais são os aplicativos que estão na primeira e na segunda página. Entenda por qual motivo eles são mais importantes que os da terceira página em diante. Agora faça a seguinte pergunta, se o aplicativo que você deseja desenvolver estivesse pronto agora, qual posição ele ocuparia no celular do seu público-alvo?

De qualquer forma, existem muitos cenários onde vale a pena sim ter um app e também existem diversas alternativas que servem melhor do que desenvolver um aplicativo, por exemplo um site totalmente responsivo, o qual poderia ser acessado perfeitamente pelo celular e não demandaria instalação do usuário.

É sempre válido avaliar caso a caso e entender se um aplicativo é a melhor solução para o seu negócio.

Aqui na Wa Project já desenvolvemos vários aplicativos que são bem utilizados e fazem muito sentido dentro do contexto de suas respectivas empresas. Por outro, já alteramos o modo de ver de muitas empresa em relação ao desenvolvimento de app, partindo para uma solução que fizesse mais sentido.

Caso precise de uma boa fábrica de software para conduzir o desenvolvimento do seu projeto, pode contar com a gente.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados