Scrum vs. Kanban.

Falar de Scrum e Kanban é abordar temas relacionados a dois frameworks da Metodologia Ágil, que consistem em estabelecer meios de melhoraria do desempenho dos projetos de desenvolvimento de software. Esses frameworks trazem metodologias estruturadas que, quando bem empregadas e que vão de acordo com o perfil de cada projeto e/ou equipe, podem trazer mais produtividade e entrega de melhores resultados. Para que você entenda de forma sólida essa relação, nós da WA Project preparamos este artigo no qual faremos uma breve abordagem a respeito de cada um desses frameworks e, em seguida, realizaremos um comparativo entre essas metodologias. Confira também este outro artigo para saber mais a respeito de como melhorar os processos de desenvolvimento: Saiba como melhorar o desenvolvimento de software da sua empresa

Breve abordagem do Scrum

Na abordagem do Scrum, o projeto é dividido em ciclos, que são conhecidos como Sprints. Normalmente, cada Sprint tem duração média de duas semanas. É estabelecido um conjunto de atividades que devem ser executadas de acordo com as Metodologias Ágeis. Todas as funcionalidades que serão implementadas no projeto são relacionadas no Product Backlog, que é uma lista que registra as atividades que devem ser executadas. A cada início de ciclo (Sprint) é realizada uma reunião de planejamento, conhecida como Sprint Planning Meeting – situação em que serão analisadas as atividades e estabelecidas as prioridades. Assim, a equipe seleciona as implementações que julga ser capaz de desenvolver e implantar durante aquele ciclo e cria o Sprint Backlog, que é uma lista de atividades que a equipe assume o compromisso de implementar aquelas tarefas. Ao iniciar cada dia de um ciclo (Sprint) é realizada uma reunião, também conhecida como Daily Scrum. Nela, serão analisadas as atividades executadas no dia anterior e as possíveis causas de desvio entre o planejado e o realizado. Assim, será possível traçar metas e estratégias corretivas, bem como estabelecer as atividades do dia de trabalho que se inicia. Ao final de cada ciclo, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas e realiza uma retrospectiva do ciclo finalizado e, com base nesse fechamento, inicia o planejamento do novo ciclo.

Breve abordagem do Kanban

A metodologia Kanban, para eficiência em projetos de desenvolvimento de softwares, tem a mesma abordagem desenvolvida inicialmente pela Toyota, que visa realizar o acompanhamento das atividades de forma visual. Ela tem como princípios melhorar o desempenho do andamento do projeto com eliminação de atividades que não agregam valor e, também, busca reduzir desperdícios. Assim, o projeto de desenvolvimento de software é dividido em tarefas e ciclos, porém, seu registro de acompanhamento é realizado de forma visual (em um quadro branco com papéis adesivos, por exemplo), o que facilita bastante a sua compreensão. Um Kanban simples divide as tarefas em três classificações: fazer, fazendo e feito. Assim, ao visualizar o quadro, os membros da equipe conseguem perceber o andamento de cada tarefa/atividade. A atualização do status de cada atividade é realizado de forma simples, movendo o seu respectivo papel adesivo entre cada status (fazer, fazendo e feito). Pela facilidade de visualização e entendimento, o Kanban permite a identificação rápida dos desvios do projeto (mais conhecidos como “gargalos”) e, dessa forma, a equipe busca elaborar formas de otimizar o processo. Além disso, no Kanban são controlados outros aspectos do projeto, como o limite de tarefas em andamento, o número de pessoas em cada atividade, estabelecimento de métricas de indicadores de desempenho e visualização de problemas futuros. Dessa forma, as políticas dos processos ocorrem de forma explicita e são promovidos feedbacks constantes, pois isso permite reconhecer oportunidades de melhorias.

Scrum vs Kanban

Agora que você entendeu o funcionamento de cada um desses frameworks baseados na Metodologia Ágil, fica mais fácil realizar a comparação entre ambos. Embora as duas metodologias possam ser aplicadas a qualquer projeto de desenvolvimento de software, é importante que antes de escolher entre um ou outro seja realizada uma análise do perfil do projeto e da equipe. Caso o projeto necessite de decisões mais centralizadas e que a equipe atue sob maior controle do que é realizado, certamente, o Scrum pode ser a solução mais adequada, dado que essa metodologia permite acompanhar mais assiduamente o que está sendo desenvolvido. No entanto, se o projeto necessita de maior agilidade e mudanças aceleradas no escopo para que seja possível implementar o processo de melhoria contínua, certamente, o Kanban pode ser a melhor escolha. Além disso, o acompanhamento visual das atividades diminui consideravelmente o número de reuniões e ajustes de percurso, pois, isso ocorre praticamente em tempo real. Contudo, se o projeto exige entregas constantes e ciclos com períodos de duração bem delimitados, o Scrum oferece melhores ferramentas para o atendimento dessas demandas. Todavia, se o foco for agilidade do projeto, de modo que seja possível eliminar ou realocar tarefas para produzir melhores resultados e mais rápido, nesse caso, o Kanban pode atender essas demandas de forma mais efetiva. Leia também este outro artigo para te ajudar a analisar os principais pontos de um projeto de software em execução: 4 dicas para avaliar um software ainda em desenvolvimento. Logo, é possível concluir que não há concorrência entre os frameworks baseados na Metodologia Ágil, mas, a escolha entre um ou outro deve estar baseada na análise do perfil de cada projeto. Vale ressaltar que, em algumas situações, poder haver a combinação entre essas duas abordagens de controle e gestão. A WA Project tem a solução ideal em desenvolvimento de softwares e aplicativos para a sua empresa. Se surgir alguma dúvida, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados